O enigma da manjedoura


“Quem pode ser salvo?” É a pergunta dos discípulos a seu mestre, e “só Deus pode salvar” é a resposta de Jesus (cf. Mt 19, 26). Dessa forma, aquele que quer ser salvo deve se entregar ao seu criador, escutar o seu chamado, pois só dEle vem a salvação, só nEle o ser humano se realiza. Deus é o autor e o verdadeiro dono da vida.
Outra pergunta que os discípulos fizeram a Jesus foi sobre aqueles que realmente se entregaram. O que acontece com eles? Aqueles que deixam tudo, colocam sua confiança no Senhor, deixam de ganhar o mundo para se fazerem servidores, vão descobrir que, ao confiarem nas promessas divinas e se renderem a sua fé, na verdade escolheram a melhor parte. Pois serviram e confiaram no Rei da Glória que estava escondido na humildade, na derrota, no serviço. Esses que abriram mão de tudo, na verdade, vão ganhar tudo. Ao fazerem de si mesmos últimos do mundo, na verdade se fizeram os primeiros no Reino dos céus. A eles é reservado os tronos ao lado de seu Senhor, o Criador e possuidor da vida (cf. Mt 19, 27-30).
É interessante observar que Deus é simples e é melhor entendido pelos mais humildes e não por quem está obcecado em querer sempre mais. Deus é bom e é melhor entendido pelos que sabem amar e não pelos que vivem egoisticamente fechados em seu bem-estar. Um rico que prefere seguir o seu próprio caminho, se iludindo com sua própria força, pode se perder, por isso é bem perceptível que “os pobres têm um coração mais aberto a Jesus do que aqueles que vivem satisfeitos. Os corações dos pobres trazem uma ‘sensibilidade para o Evangelho’ que nos ricos ficou muitas vezes atrofiada. Tem razão os místicos quando dizem que para acolher a Deus é necessário ‘esvaziar-nos’, despojar-nos’ e tornar-nos pobres’”.
Enquanto vivemos buscando a satisfação de nossos desejos e alimentando nossa ânsia por posse, alheios ao sofrimento dos outros, não será possível encontrar a alegria e a paz verdadeira. Teremos cada vez mais coisas para desfrutar, porém continuaremos nos sentindo sós, alcançaremos sucessos cada vez mais notáveis, mas crescerá entre nós a rivalidade e a competição.
            A manjedoura, onde Jesus é colocado, é o primeiro lugar onde Deus descansa, ela é o sinal para que os pobres pastores o reconheçam, é o lugar onde é possível encontrá-Lo. Que enigma será esse? Os simples pastores nos mostram onde vamos encontrar a Deus: “vamos a Belém”.
O nascimento de Jesus é um acontecimento popular, mas quem quer encontrá-Lo deve ir até este humilde lugar. Os pobres precisam confiar, os ricos precisam descer de suas carruagens e pisar nessa “terra”, os sábios precisam se render ao mistério, pois Deus, apesar de sua grandeza, revela-se na pequenez e assume uma condição de servo - o que confunde os prepotentes.

Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.
Missionário Redentorista


Bibliografia:  PAGOLA, José A. O caminho aberto por Jesus: Lucas. Petrópolis: Vozes, 2012

Postagens mais visitadas deste blog

Santidade é Amar

Imagens que nos ajudam

Recomece

Onde está a nossa alegria?

O Ensinamento de Jesus

Café Vocacional - Entrevista com o Ir. Pedro, C.Ss.R.

Café Vocacional com Sandra Hansen

Igreja - Testemunha do Ressuscitado

Em comunidade, perseverantes na missão