O Ensinamento do Espírito


Jesus é muito mais do que sabemos ou da imagem que fazemos dEle. A realidade de Jesus Cristo, o verdadeiro significado da sua vida no meio de nós, somente pode ser revelado pelo Espírito Santo. Ele revela Jesus ressuscitado que atua no meio de nós hoje e nos ajuda a segui-Lo e a viver o Evangelho.  
A grande dificuldade não é de compreendermos a mensagem de Jesus Cristo, pois ela não é feita de palavras complicadas ou conceitos difíceis, pelo contrário, o cristianismo é uma mensagem simples, o desafio, para quem acredita, é encarná-la, trazê-la para a nossa vida, fazer com que germine, cresça e gere frutos em nós. Isso porque há forças de dispersão nesse mundo que, quando deixamos, interferem na nossa decisão de seguir o Senhor. Tais forças envolvem a pessoa fazendo com que não se lembre de Jesus no cotidiano da vida, em meio aos problemas da carreira pessoal, da família, nas decisões estratégias da empresa ou do partido. Pois uma coisa é lembrar-se de Jesus em dia de retiro e tranquilidade, quando não se tem nenhuma preocupação, outra coisa é lembrar-se dos ensinamentos de Jesus no meio dos aborrecimentos da vida, renunciar os caminhos mais fáceis para ser fiel ao Evangelho. Um grande exemplo desse desafio é Pedro, que fez a Jesus a promessa de nunca abandoná-Lo e, que se fosse preciso, daria também a vida, mas no momento decisivo ele não cumpriu o que havia prometido (Cf. Mt 26,30-35).  
Só o Espírito pode nos fazer cumprir as promessas, só o Espírito pode nos ajudar a frutificar a mensagem de Jesus em nossa vida.  É preciso, portanto, pedir ao Espírito que, na hora da verdade, Ele esteja presente, que nos lembre dos ensinamentos do Senhor e de que Ele é o verdadeiro soberano. Como o Senhor nos disse: “O Espírito Santo, que o Pai vos há de enviar em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos trará à memória tudo o que vos disse” (Jo 14,26). “O Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15,26).
As forças do mundo impressionam, mas, de fato, o Espírito revelará que elas são passageiras e que tendem à derrota, e que a vitória final é de Jesus. Apesar dos prestígios das forças dominadoras do mundo, o Espírito mostrará aquilo que não é visível aos olhos, a força e a glória de Jesus, de modo que os discípulos se animem e permaneçam firmes no Senhor. Sem o Espírito, ninguém teria a coragem de andar com Jesus na contramão do mundo, a tarefa incansável do Espírito é fazer com que nós não percamos de vista os ensinamentos de Cristo e atualizar esses ensinamentos para a realidade de hoje, nos instruindo, consolando e animando.
O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo é uma sabedoria nova revelada pelo Espírito: a sabedoria da cruz. Ela nos permite perceber que a cruz apesar de parecer derrota, na verdade, é a verdadeira vitória. Para o mundo, a cruz é loucura, mas, para nós, ela é poder de Deus (cf. 1Cor 1,18), é preciso abraçá-la e ajudar os nossos irmãos e irmãs a carregá-la. É a cruz que marca a ascensão do povo de Deus. Como São Paulo nos diz, “não é uma sabedoria deste mundo, nem a sabedoria dos grandes, é a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta… Mas nenhum dos grandes deste mundo a conheceu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória” (cf 1Cor 2,7 ), e podemos acrescentar que não continuariam a crucificá-Lo, ainda hoje, na pessoa dos pequenos, dos pobres e marginalizados.
Tal é o conhecimento de Jesus que somente o Espírito Santo poderia nos ensinar. Não há outro conhecimento comparável a este: nenhuma filosofia, nenhuma ciência fornece acesso ao Senhor. O Espírito é a nossa única garantia.

Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.


Texto baseado no livro - “O Espírito no mundo” - José Comblin

Postagens mais visitadas deste blog

Café Vocacional - Entrevista com o Ir. Pedro, C.Ss.R.

Em comunidade, perseverantes na missão

Tocar as feridas

O coração que arde com a Palavra

Café Vocacional com Sandra Hansen

Onde está a nossa alegria?

Sede perfeitos como vosso pai celeste é perfeito

Recomece

Imagens que nos ajudam

Vocação ao amor